quinta-feira, 4 de março de 2010

Cultura Visual...quê?

Hoje resolvi passar por cá para deixar apenas uma observação pertinente. A questão que se impõe é: "o que é que isto tem a ver com cultura visual?"

Ora...Cultura Visual não é, só por si criticável porque é o conjunto de conhecimentos sobre linguagem visual e imagem. Há boa e má cultura visual? Não.
Segundo o conceito de cultura e umas tantas observações de Barthes e outros nomes sonantes, a Cultura Visual não vive de modas, críticas ou mesmo gostos. Não é uma competição que premeia aquele que souber mais nomes de obras ou autores. Mas afinal para que serve a Cultura Visual?

Os efeitos secundários multiplicam-se à medida que o interesse vai crescendo...começa por abrir os horizontes.
Para além da aceitação e da tomada de consciência de várias concepções de espaço visual, a importância desta área na formação pessoal prende-se também pela capacidade de criação e associação.

Para um profissional das artes ou de qualquer outra área que envolva criatividade é necessário conhecimento visual para evoluir. Constatei precisamente hoje esta necessidade quando revi uns trabalhos realizados no ano anterior. A reacção foi tão inesperada quanto acertada: "Que horror! Como fui eu capaz de fazer isto?!".

A sensação de evolução é das mais agradáveis no percurso académico. =)