quinta-feira, 21 de junho de 2012

Concursos de Desenho, Design e afins.




Participar num concurso é sempre arriscado. Pode perder-se muito tempo e nem o reconhecimento se ter em troca.

Como jovem licenciada no ramo do Design, tenho participado, por carolice, numa série de concursos de fotografia, desenho, design, etc.

Todos eles exigem a leitura e o conhecimento de regulamentos extensos, cheios de alíneas que pretendem balizar, sem comprometer a criatividade dos concorrentes. Contudo, tenho assistido a várias falhas na "arbitragem" destas "competições".

Já vai sendo hábito promover votações com paineis de júris reputados que, após seleccionarem uma short list de propostas, vão eliminando por fases os trabalhos até chegarem ao vencedor/es.

Foi com o espírito de amadorismo que participei em mais um, desta vez organizado pela Fundação da Juventude.

O mote era claro! Pedia que se desenhásse um martelinho de São João, original e criativo, para celebrar mais uma festividade tipicamente portuense.

Elaborei três propostas com base no desenho que vinha anexado ao regulamento e lá fui entregar os meus "projetos" de martelos!

Pelos vistos, em Portugal, e especificamente no Porto, já é hábito desprezar o regulamento a favor de "valores maiores".

Começou com o concurso do ICBAS, que pretendia apurar o vencedor com a proposta de um novo logotipo para a instituição. Não houve vencedor!

Agora, para grande espanto de todos os concorrentes ao tal concurso de que falei há pouco - o dos martelos -  venceram três propostas fora do regulamento!

A polémica já se alastrou pela rede social Facebook e merece alguma preocupação.

Os montantes oferecidos são superiores ao que é de esperar em concursos desta tipologia. Esperavam-se obras que, para além de respeitarem o regulamento, tivessem excepcionais qualidades artísticas e criativas. Mas, tal não aconteceu! Podemos comprová-lo dando uma olhada no próprio website da Fundação da Juventude.

Enfim, entre cunhas e falcatruas, vamos reconhecendo cada vez menos aquele que era o país dos brandos costumes.